Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Dust Devil e o Cangaço


Lampião e seu Bando! Só menino tranquilo!


Após ter recebido meu Dust Devil e o lido completamente, decidi narrar uma campanha do mesmo, entrei em contato com o grupo e propus a aventura. Porém, a proposta de Dust Devil são aventuras no bom e velho estilo faroeste e eu só bastante adepto de narrar aventuras que sejam em nossa terra e que aborde nossa cultura (não tenho nada contra as outras, até narro e jogo, mas se puder adaptar para a minha região, prefiro).
            O Faroeste ou Velho Oeste, tema central do Dust Devil, foi um movimento americano que ocorreu durante o século XIX, a fim de chegarem a costa oeste da região. Isso eu só estou colocando para vocês, porque existe Wikipédia para nos orientar e também vemos muitos filmes desse gênero por aqui, até quadrinho, vai dizer que nunca leu um Tex? O quero dizer é que não faz parte de nosso dia a dia, não estudamos nem vamos estudar, a não ser que queiramos fazer uma aventura com os melhores detalhes!
Personagem principal da revista Tex

            Já o Cangaço, coisa da região! Conhecemos por filmes, seriados, estudamos na escola, pelo menos eu estudei! Conhecemos nomes de participantes entre outros acontecimento, por fim, foi um movimento que ocorreu entre os séculos XIX e XX, tendo como um dos bandos mais famosos, o de Virgulino Lampião, que passou por várias cidades do Nordeste e foi preso e morto em uma emboscada com sua mulher e 9 de seu bando. Para quem não sabe, o cangaço não era feito apenas para cometer crime e viver perambulando pela caatinga, mas existiam grupos que eram como mercenários, trabalhavam contratados pelos senhores de terras, que haviam por aqui, por pagamentos, em alguns bandos os senhores participavam ativamente deles.
            Contudo, para preparar a aventura eu estava com preguiça de pesquisar mais sobre o bando de Lampião ou qualquer outro que existiu, decidi narrar à aventura em uma cidade fictícia, porém não tão fictícia assim, pois coloquei elementos que fazem parte da cultura local do século XIX e início do XX daqui, além de diagramar a cidade de forma bem semelhante a que moramos, para ficar mais fácil a referência em relação à distância e localização.
            Para fazer uma aventura melhor, aconselho que pesquisem para conhecer melhor sobre o cangaço, no google encontramos um monte de referências, porém muitas apresentam informações incompletas e erroneas, o melhor é buscarmos várias fontes para isso, em meio a minhas pesquisas encontri esse site e o achei interessante, tirando a música do primeiro vídeo, fazer o que né! Tá ai o link:
            Em breve, estarei postando como é o processo de construção dos personagens e como está acontecendo à aventura e mais sobre o cangaço. 

6 comentários:

  1. É uma ótima proposta! Estou comprando essa semana o meu Dust de luxo e quando chegar vou seguir sua dica. Vou postar lá no blog também.

    Depois posta um relato da sessão! Se tiver áudio melhor ainda! Abraços e bom jogo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fábio Silva!!
    Postarei sim o relato da aventura, infelizmente não comecei a gravar o audio! Mais irei descrever tudo, pretendo fazer isso em breve! Só ter mais uma sessão para que aconteça o desfecho inicial!

    ResponderExcluir
  3. Matheus, isso vai ficar excelente, guri. Avisa quando tiver pronto, por favor?

    ResponderExcluir
  4. Não vejo a hora de incluir meu personagem nessa aventura :D

    ResponderExcluir
  5. Fala Matheus, queria saber se você poderia me passar o que achou sobre o cangaço, graças a sua idéia tive uma outra , mas no mesmo cenário. Montei uma mesa no Rj no sistema violentina sobre o tema carnaval e uma outra de Shotgun Diaries com o ínicio de um apocalipse zumbi na UFRj. COmo pode ver, temos idéias parecidas. Segue alguns links de apoio que peguei pra compor o cenário de cangaço :
    http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2008/10/armas-do-cangao-por-fbio-carvalho.html
    http://etalasquera.ueuo.com/cangaco/cangar.html
    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cangaco/cangaco-2.php
    http://www2.uol.com.br/lampiao/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Petrus! Obrigado pelo comentário!
      Desculpa está só respondendo agora, o tempo estava corrido e estudando muito, na elaboração de um projeto sobre RPG e educação! Agradeço pelas referências e assim que estiver em ordem novamente, voltarei a postar e quem sabe compartilharmos ideias! Me adiciona do Face que trocamos melhor as ideias!

      Excluir